A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à triagem de mulheres interessadas em receber gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. A ação faz parte de um mutirão que busca ampliar o acesso a métodos contraceptivos de longa duração e alta eficácia na prevenção da gravidez não planejada.
A triagem é destinada a mulheres com idades entre 14 e 35 anos, mediante indicação médica ou demanda espontânea, e segue até o dia 30 de junho em três unidades da rede municipal: Policlínica José Correia Mandu, em Maranguape II; Policlínica Adolpho Speck, em Arthur Lundgren I; e Prontoclínica Torres Galvão (PTG), no Centro. O atendimento acontece das 8h às 16h, com funcionamento até o meio-dia neste sábado (27). Não haverá atendimento no domingo (28).
Durante a avaliação, as interessadas respondem a um questionário clínico e passam por atendimento de uma equipe multiprofissional, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. As mulheres consideradas aptas serão cadastradas e convocadas posteriormente para a inserção do implante.
Entre as primeiras participantes está Ana Paula Batista, de 29 anos, mãe de três filhos. Ela afirmou que procurou o serviço por recomendação médica, devido a problemas de saúde, e por não desejar uma nova gravidez. Outras mulheres, como Joyce Kelly, de 26 anos, e Jaqueline Rufino, de 30 anos, também destacaram a busca por um método contraceptivo mais seguro e de longa duração.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Sônia Arruda, os implantes foram disponibilizados ao município pelo Ministério da Saúde dentro de uma estratégia nacional para ampliar o acesso aos métodos contraceptivos de longa duração. Antes do início da oferta, médicos e enfermeiros da rede municipal passaram por capacitação específica para realizar o procedimento conforme os protocolos estabelecidos.
A gestora ressaltou ainda que a triagem é essencial para avaliar as condições de saúde de cada paciente e identificar possíveis contraindicações, garantindo mais segurança durante o procedimento.
Após a conclusão da etapa de avaliação, a Secretaria de Saúde realizará, entre os dias 1º e 10 de julho, o mutirão de inserção do Implanon nas mulheres aprovadas. Os procedimentos serão realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alexandre Ramos de Santana, antiga USF Aurora, no bairro Aurora, e na Policlínica José Correia Mandu, em Maranguape II.
Serviço
Triagem para inserção gratuita do Implanon
- Público-alvo: Mulheres de 14 a 35 anos.
- Período: Até 30 de junho.
- Horário: Das 8h às 16h (sábado até 12h). Não haverá atendimento no domingo.
- Locais: Policlínica José Correia Mandu (Maranguape II), Policlínica Adolpho Speck (Arthur Lundgren I) e Prontoclínica Torres Galvão (Centro).
Inserção do Implanon
- Período: De 1º a 10 de julho.
- Locais: UBS Alexandre Ramos de Santana (Aurora) e Policlínica José Correia Mandu.


