O II Festival Cultural da Pessoa Idosa de Pernambuco e a cerimônia de entrega da Medalha Rute Bacelar 2026 reuniram, nesta quarta-feira (17), participantes de diversas regiões do estado no Auditório Professor Denis Bernardes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento integrou a programação do Junho Violeta, campanha de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.
A programação contou com apresentações de dança, música, teatro, grupos de caboclinho e outras manifestações culturais, destacando o protagonismo, o talento e a participação ativa da população idosa.
Durante a solenidade, também foram homenageadas pessoas e instituições que atuam na promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa. Entre os agraciados com a Medalha Rute Bacelar 2026 estão a Geração Futuro, a Associação Conexão Social, o delegado da Delegacia da Pessoa Idosa, Dr. Ícaro Schneider, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) e o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFPE.
Além da medalha, três homenagens especiais foram entregues à promotora de Justiça Irene Cardoso Sousa, à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) e à educadora popular Maria de Lourdes Gomes Vieira, em reconhecimento à contribuição para a garantia dos direitos da população idosa.
O evento foi encerrado reforçando a importância da valorização, da inclusão social e do fortalecimento das políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e à proteção da pessoa idosa em Pernambuco.



