Em Paulista, gestão municipal participa de audiência pública dedicada à conscientização sobre a fibromialgia

Cidade

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Executiva da Mulher e da Secretaria de Saúde, participou, nesta segunda-feira (22), da plenária realizada na Casa Torres Galvão, dedicada à conscientização sobre a fibromialgia. A doença, que atinge cerca de 70% das mulheres e 30% dos homens, pode levar ao afastamento temporário ou permanente do trabalho.

No município, estima-se que 10 mil pessoas convivam com o diagnóstico. Durante o encontro, foram reforçadas as demandas por um tratamento multidisciplinar e qualificado, além de apoio à Associação Pernambucana Minha Dor Tem Pressa – Fibromialgia, que tem sede no município e atua na defesa dos direitos das pessoas com a síndrome.

Reconhecida como uma síndrome de dor crônica, a fibromialgia afeta de 2% a 8% da população global, sendo mais comum entre mulheres de meia-idade. Embora incurável, pode ser controlada por meio de cuidados adequados. Entre os sintomas estão dores intensas e difusas, sensibilidade ao toque, fadiga, distúrbios do sono e dificuldades de memória, fatores que comprometem significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Na ocasião, a secretária de Saúde, Sônia Arruda, destacou os serviços já oferecidos pela rede municipal. Ela ressaltou que a fibromialgia não é apenas uma questão clínica, mas também social e emocional. “Em Paulista, buscamos garantir um olhar humanizado para quem convive com essa condição. Hoje, contamos com nutricionistas, fisioterapia especializada, incentivo à prática de atividades físicas adaptadas, fitoterapia e acompanhamento reumatológico. Nosso compromisso é avançar cada vez mais, fortalecendo as políticas públicas de saúde e caminhando lado a lado com a população”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *